quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ordem e Progresso

Hoje participei de um evento onde em um determinado momento todos tiveram que ficar em pé para cantar o hino nacional. Quieto eu cantei, mostrando o meu respeito pela nossa bandeira. E fiquei pensando enquanto olhava ela subindo. Como é bonita a bandeira do Brasil, todas aquelas cores, e a frase “Ordem e Progresso”. Mas pensando mais profundamente percebi que a frase estava errada, deveria ser: desordem e regresso.

Ordem, onde temos ordem? O país esta um caos, temos pobreza, fome, corrupção, violência. Vivemos em meio à bagunça e já estamos acostumados, ninguém mais se incomoda com a desordem nas ruas, na política, no país inteiro. E progresso? Como podemos ter algum progresso entre tantas confusões? É impossível. A cada dia aumenta no país a fome, a mortalidade infantil, o analfabetismo, a ignorância e só diminui a esperança, os sonhos e o amor, a felicidade virou um conto de fada, onde tudo é fantasia.

O lema “Ordem e progresso” foi criado pelo filósofo Augusto Comte, mas a frase original era “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, ou seja, “Amor, Ordem e Progresso”. Talvez aí esteja o erro, falta o principal, o amor. E é o que justamente falta para o brasileiro.

O verdadeiro amor pelo país nos incomoda quando lemos a notícia cada manhã, e ele faz-nos levantar e ir a luta. Era o amor que dava força a Che Guevara, a Gandhi, a Mao e é esse amor sincero, que vai nos trazer ordem e progresso. Não precisamos de comunismo, anarquismo, CPI’s ou reforma agrária, a única coisa que nos falta, e somente ela ira nos mudar, é o amor. A ordem e o progresso são conseqüências.

MESGO

Um comentário:

Anônimo disse...

MANO!
ESSE FICOU MUUUUUUUUUITO BOM!
parabéns cara! viu, e depois vc falava q nao escrevia nada... tsc tsc! tem q continuar! esse seu revolucionário eu gostei pq mesclou sentimento e dever... amei.